sábado, 6 de agosto de 2011

Vocação: Um chamado de Deus





Agosto: Mês das vocações

A palavra “vocação” refere-se sempre ao ato de chamar, de escolha e de disposição para algo ou para alguma missão. Pelo Batismo, somos chamados a uma vida cristã como filhos e filhas de Deus. 

Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Ao descobrir sua vocação, o homem está se descobrindo a si mesmo. Por isso devemos esta sempre atentos a tudo, para perceber sua própria vocação.
Jesus Cristo continua chamando pessoas para darem continuidade à sua obra de amor, a construção do reino de Deus.
Todos nós recebemos três chamados são eles:
1° Chamado à Vida: a ser pessoa, a se desenvolver.
2° Chamado a Ser Cristão(ã): assumir o batismo, vivendo o dom da fé, seguindo Jesus e a santidade.
3° Chamado a Ser Igreja: celebrar os dons que Deus nos dá, partilhar esses dons no serviço à comunidade.
Todos somos chamados e cabe a nós responder a esse chamado assim como Abrão :" 1 Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;2de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! 3.Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."(Gênesis 12, 1-3). E Deus não chamou só a Abrão, chamou a Isaías como é visto no livro de (Isaías 6,1-8) chamou a Samuel(1 Sam 3,1-10) aos Apóstolos (Mc 3,16-19) e Paulo(At 9,1-6; 15-16).
Todas estas pessoas foram chamados por Deus e a resposta de cada um a Ele foi SIM. 
E nós jovens principalmente devemos responder a esse chamado.


A vocação de ser leigo: tem como principio cristãos, que como batizados têm a missão de anunciar Jesus Cristo: caminho, verdade e vida. São pessoas não consagradas que trabalham na construção do reino de Deus, isto é, de uma sociedade justa e mais fraterna, conforme o desejo de Jesus. Exercem ministérios diversos na comunidade, conforme os dons que Deus lhes deu. Esses serviços são: catequese, obras sociais, animação da liturgia, etc. O leigo representa a Igreja no coração do mundo, atuando assim nos mais diversos ambientes (escola, trabalho, família), com o testemunho de sua vida, sua palavra oportuna, sua ação concreta. Por outro lado, ele é o homem do mundo no coração da Igreja.


Vocação Religiosa:Os religiosos, ou religiosas, são pessoas que foram chamadas para seguir a Jesus dentro de uma congregação religiosa, consagrando-se a Ele através dos votos religiosos de pobreza, castidade e obediência, além de outros específicos de cada congregação. Através do voto o religioso faz uma oferenda de si mesmo a Deus. O fundamento evangélico da vida consagrada está na relação que Jesus estabeleceu com alguns de seus discípulos, convidando-os a colocarem sua existência a serviço do Reino, deixando tudo e imitando mais de perto a sua forma de vida. As congregações de religiosas ligadas à Ordem do Carmo têm como carisma a procura contínua de Deus, por meio da oração e do apostolado, com uma particular devoção a Maria, a Mãe de Deus.


Vocação Sacerdotal:O sacerdócio é uma forma de seguir o chamado de Deus exclusivamente para os homens. O padre é alguém tirado do meio do povo e consagrado por Deus para o serviço deste mesmo povo nas coisas que se referem a Deus. Ele é o grande mediador entre Deus e o povo. Seu papel é dar continuidade à missão de Jesus Cristo, Cabeça da Igreja. Além de celebrar a missa e ministrar os sacramentos (como o Batismo, a Confissão), cabe a ele fazer crescer o amor nas comunidades, nas famílias, no coração das pessoas. Existem 2 tipos de padres: os religiosos, que além de exercerem o ministério paroquial, assumem também o carisma de sua congregação; e os diocesanos, que não pertencem a nenhuma congregação religiosa, mas obedecem à diocese, na pessoa do Bispo.


Vocação Familiar:O casamento é um chamado cheio de amor que Deus faz a um homem e uma mulher para viverem juntos e constituírem família. São 2 filhos de Deus que Deus mesmo entrega um para o outro, para que um seja do outro e para o outro. Quando a família vive verdadeiramente o amor está correspondendo ao amor de Deus, está educando os filhos nesse amor e está dando exemplo de fidelidade a Deus e a seu projeto de amor. Essa fidelidade se dá através de uma vivência dos valores cristãos. Assim a família se torna espaço e ambiente ideal para que os filhos possam discernir o chamado de Jesus. O lar fica sendo um templo vivo de Deus e uma Igreja em miniatura. Sendo a 1ª educadora, é na família que nascem e crescem as vocações, e onde se forma a responsabilidade vocacional de todos.
(Fonte: Cola da Web)


        JOVEM! Cristo conta com você!


Ele precisa de sua colaboração. Descubra e cultive a sua resposta vocacional.
Partilhe sua vida e os seus dons com alegria.
Seja feliz e faça os outros felizes.
Não tenha medo de se comprometer com Jesus Cristo e sua missão!



0 comentários:

Postar um comentário

portal da música católica